Efeito de Diferentes Velocidades da Ação Muscular Excêntrica no Exercício Supino Reto na Resposta Aguda do Lactato Sanguíneo e do Hormônio do Crescimento em Homens Treinados em Força

Por: Rafael Dramis Calixto.

2013 28/02/2013

Send to Kindle


Resumo

A proposta deste estudo foi comparar o efeito de diferentes velocidades da ação muscular excêntrica sobre as concentrações do hormônio do crescimento (GH) e lactato sanguíneo pós-sessão de exercício supino horizontal com pesos livres realizados por homens treinados em força. Dezesseis indivíduos do sexo masculino foram divididos homogeneamente em relação ao teste de força máxima excêntrica em dois grupos: Velocidade Excêntrica lenta (VEL-n=8) e Velocidade Excêntrica rápida (VER-n=8). Ambos os grupos realizaram 4 séries de 8 repetições a 70% de 1 RM excêntrico (1RMexc) com 2 minutos de pausa entre as séries no exercício supino horizontal. O volume de carga foi equalizado entre os grupos. A velocidade de execução excêntrica foi realizada em 3 segundos para o grupo VEL e 0,5 segundos para o grupo VER. As concentrações séricas do hormônio de crescimento foram determinadas nos momentos pré, pós e 15 minutos após a sessão de exercício e as concentrações de lactato sanguíneo foram analisadas nos momentos pré, pós, 3, 6, 9, 15, 20, 30 minutos. Em termos estatísticos, foram empregados os testes: normalidade (Shapiro-Wilk), análise de variância com dois fatores para medidas repetidas (ANOVA two-way), post-hoc Turkey. O teste “t de Student” não pareado foi utilizado para comparar o volume total de carga entre os grupos. O nível de significância foi estabelecido em p≤ 0.05. Os dados foram expressos em média/desvio padrão (DP). A concentração do Hormônio do Crescimento aumentou (p<0.05) para o grupo VEL comparado com VER e em relação valor pré e no momento 15. O lactato sanguíneo aumentou (p<0.05) para ambos os grupos, com maiores magnitudes para o grupo VEL. A partir dos dados obtidos é possível concluir que o grupo VEL promoveu maior estresse metabólico e hormonal comparado ao grupo VER quando o volume de carga é equalizado em homens treinados em força.

Endereço: https://www.unimep.br/phpg/bibdig/aluno/visualiza.php?cod=1101

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.