Efeito de Diferentes Velocidades Sobre os Parâmetros Cinemáticos na Corrida de Aventura com Carga: Um Estudo Piloto

Por: Alex de Oliveira Fagundes, Bruna Sacchi Fraga, Elren Passos Monteiro, Francisco Busolli Queiroz, Leandro Tolfo Franzoni e Patrícia Dias Pantoja.

XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

A corrida de aventura (CA), que pode durar de 1 a 5 dias, é uma das atividades com crescente número de adeptos no mundo inteiro e teve sua origem na Nova Zelândia por volta de 1983 com a criação da Coast to Coast, incluindo diferentes modalidades esportivas, entre elas a corrida. Dependendo da distância a ser percorrida, a carga transportada nas mochilas dos atletas pode variar em média de 5 a 10 kg (ADANSOM, 2004; MATTSSON, 2011).Estudos na área da biomecânica indicam a influencia da velocidade de corrida (VC) sobre os parâmetros cinemáticos da corrida, como o comprimento de passada (CP); a frequência de passada (FP); o tempo de passada (TP); o tempo de contato (TC); o tempo de balanço (TB); o tempo de voo (TV); o duty factor (DF), que corresponde à fração do tempo de passada em que o pé está em contato com o solo (valores abaixo de 50% equivalem à corrida); entre outros (CAVAGNA; KANEKO, 1977; CAVAGNA et al., 1964; SAUNDERS et al., 2004; SEGERS et al., 2007). Entretanto, pouco se sabe sobre a influência do transporte de cargas sobre esses parâmetros espaço-temporais em corredores de aventura. Diante deste aspecto, torna-se relevante analisar a influência do transporte de cargas em CA, visto que esses parâmetros biomecânicos podem contribuir para a compreensão das determinantes do desempenho desses atletas e assim direcioná-los para um treinamento específico. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é avaliar o efeito de diferentes velocidades sobre os parâmetros cinemáticos na corrida de aventura com carga.

Endereço: http://cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/conbrace2013/5conice/paper/view/5358

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.