Efeito do Aquecimento Sobre a Flexibilidade e o Desempenho Funcional: Ensaio Clínico Randomizado.

Por: André Revoredo Assad, Caio Alano de Almeida, Franklin Gadelha Cunha, Germanna de Medeiros Barbosa, Pedro Ivo de Souza Pinheiro e Talita Juliana de Carvalho Campos Pereira.

Revista Brasileira de Medicina do Esporte - v.23 - n.5 - 2017

Send to Kindle


Resumo

Introdução: A atividade física deve ser parte fundamental de programas de promoção da saúde. No entanto, sua realização pode expor o indivíduo a riscos de lesão, o que torna necessária a adoção de medidas preventivas como o aquecimento, com o intuito de minimizar os riscos e/ou contribuir para o melhor desempenho funcional. Objetivo: O propósito deste estudo foi analisar o efeito agudo de diferentes tempos de aquecimento sobre flexibilidade, equilíbrio e desempenho funcional em indivíduos fisicamente ativos. Método: Trinta e dois homens saudáveis que realizavam exercício regularmente pelo menos três vezes por semana foram aleatoriamente incluídos em um de quatro grupos (n = 8): G0 (sem aquecimento), G5 (aquecimento por cinco min.), G10 (aquecimento por dez min.) e G15 (aquecimento por quinze min.). Os indivíduos foram avaliados antes e depois da intervenção nas seguintes variáveis: flexibilidade do reto femoral (RF) e dos isquiotibiais (IT), equilíbrio corporal com olhos abertos e fechados e desempenho funcional por meio dos testes de salto triplo horizontal (STH) e shuttle run (SR). O aquecimento foi realizado numa esteira ergométrica entre 70% e 80% da frequência cardíaca máxima estimada para idade. Resultado: Não houve diferenças significativas na flexibilidade e no equilíbrio nas comparações intra e intergrupos (p > 0,05). Contudo, houve melhora significativa do desempenho funcional somente no G10 na comparação intragrupo para as variáveis STH (de 5,88 ± 0,55 para 6,23 ± 0,66; p = 0,0051) e SR (de 4,72 ± 0,13 para 4,61 ± 0,13; p= 0,0194). Conclusão: O aquecimento durante 10 minutos parece melhorar o desempenho funcional em indivíduos ativos, podendo também ser uma alternativa viável para a prevenção de lesão.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1517-86922017000500385&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.