Efeito do Exercício com Pesos no Controle da Pressão Arterial de Repouso : Revisão Sistemática de Ensaios Clínicos Aleatórios com Metanálises

Por: Durcelina Schiavoni.

2009 05/03/2009

Send to Kindle


Resumo

Verificar a efetividade da prática regular de exercícios com pesos para a redução dos valores de pressão arterial (PA), de repouso, em indivíduos normotensos e hipertensos. Método: Revisão sistemática de ensaios clínicos aleatórios com metanálises. Os desfechos comparados foram: Pressão arterial sistólica (PAS), pressão arterial diastólica (PAD), pressão arterial média (PAM) e percentual de gordura (% gord) considerando as diferenças entre gêneros, idades, tipo de treinamento (circuito, isométrico e convencional) e tempo de treinamento (até 12 semanas e acima de 12 semanas). Foram avaliadas as diferenças das médias (DM) e atribuído o tamanho do efeito do treinamento ( d de Cohen). As análises foram realizadas de acordo com as recomendações do Handbook da Colaboração Cochrane, por meio do programa Revman 5. Resultados: Foram encontrados 19 ensaios clínicos aleatórios que puderam ser comparados os efeitos do treinamento com pesos (TP) com a não realização de exercícios físicos sistematizados (Controle). Na comparação entre os grupos TP e Controle, o grupo TP apresentou uma redução estatisticamente significante para PAS (DM = -5,68 mmHg; IC 95% = -9,18;-2,17 mmHg; P < 0,0001) e PAD (DM = -4,03 mmHg; IC 95% = -6,52;-1,53 mmHg; P < 0,0001) quando analisado a população normotensa geral que realizou o método convencional de treinamento. Em ambos os desfechos o efeito do TP foi considerado de grande magnitude ( d de Cohen = 0,93 e 0,85 para PAS e PAD respectivamente). Não foram observadas reduções significativas na comparação dos desfechos PAS, PAD e PAM entre os grupos Controle e TP quando as metanálises foram analisadas separadamente por gênero, idade e disfunções metabólicas como hipertensão, diabetes e obesidade. Conclusão: Evidências foram encontradas quanto à efetividade do TP no método convencional, quando comparada com a não realização de exercícios físicos sistematizados na redução dos valores da PAS e PAD de repouso de indivíduos normotensos quando considerada a população em geral. Não foram encontradas evidências quanto à efetividade do TP na redução da PA de repouso quando analisada as características da população em relação ao gênero, idade e as disfunções metabólicas.

Endereço: http://cma.cev.org.br/biblioteca/cadastro/teses/

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.