Resumo

Objetivo: Verificar o efeito do feedback extrínseco na aprendizagem da manchete no voleibol. Métodos: Participaram do estudo 20 adolescentes (idade: 13,95 ± 1,53) de duas escolinhas de voleibol. Foi utilizado o Teste 2 da Bateria de Teste de Habilidade Motoras em Voleibol da Universidade do Estado da Carolina do Norte, analisando apenas o item precisão, através de escores. A avaliações foram realizadas em dois dias distintos, com ou sem feedback, de forma aleatória. O test t studant foi utilizado para realizar a comparação entre as condições. Foram adotado com valor de significância p < 0,05. Resultados: Na condição com feedback os alunos apresentaram escores significativamente maiores quando comparados a condição sem feedback (25,9 ± 4,12 vs. 18 ± 4,88 U.A.; p < 0,001). Conclusão: Conclui-se que o feedback extrínseco pode contribuir na aprendizagem e desempenho técnico no voleibol, podendo tornar as aulas ou treinos mais eficientes.

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