Efeito do Formato dos Jogos Sobre a Intensidade do Treinamento de Futebol

Por: Cristian Javier Ramirez Lizana, Eliel Calazans Ferreira, Felipe Lovaglio Belozo e Guilherme Vinicius Moreira Grandim.

Revista Brasileira de Medicina do Esporte - v.24 - n.2 - 2018

Send to Kindle


Resumo

Introdução: Durante os treinamentos em jogos, é fundamental saber manipular corretamente os formatos dos jogos (dimensão do campo e número de jogadores). Objetivo: O objetivo do estudo foi avaliar a influência de três diferentes formatos de jogo sobre as variáveis cinemáticas do treino em jogadores de futebol. Métodos: Para tanto, onze jogadores de futebol da categoria sub 20 participaram de três formatos de jogos Gr+3vs3+Gr, Gr+6vs6+Gr e Gr+10vs10+Gr em duas condições (experimental e conceitual). Por meio da videogametria, foi possível conhecer as faixas de velocidades que os atletas percorreram durante os jogos e ao correlacionar com a avaliação de limiar ventilatório (LV), estabelecer individualmente quatro diferentes zonas de intensidade (baixa intensidade, intensidade moderada, moderada/alta ou alta intensidade). Resultados: Constatou-se que nos jogos experimentais, ao aumentar a dimensão do campo ocorreram aumentos significativos da intensidade do jogo. Nos jogos conceituais, houve apenas aumentos significativos do campo Gr+10vs10+Gr para os jogos Gr+6vs6+Gr e Gr+3vs3+Gr. Conclusão: Conclui-se que o formato dos jogos tem efeito significativo sobre a movimentação dos jogadores. Nível de Evidência III; Estudo de caso-controle.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1517-86922018000200149&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.