Efeito do Kinesio Taping no Torque Muscular, Ativação Muscular e no Desempenho do Salto em Atletas de Futebol: Estudo Clínico, Aleatorizado Placebo-controlado e Cego

Por: Igor Phillip dos Santos Glória.

2014 19/12/2014

Send to Kindle


Resumo

INTRODUÇÃO: O método Kinesio Taping foi criado por Kenzo Kase em 1996 e trata-se da aplicação sobre a pele de uma fita elástica fina com uma espessura semelhante à da epiderme. Tal fita, pode ser esticada em até 140% do seu comprimento original o que a torna bastante elástica em comparação com as bandagens convencionais. Kenzo relata que o Kinesio Taping é capaz de promover melhor ativação ou inibição muscular, reduzir dores, edemas, espasmos musculares e prevenir lesões. Deste modo o objetivo deste estudo foi comparar o efeito da aplicação do Kinesio Taping para ativação do músculo reto femoral em atletas de futebol com uma aplicação placebo na melhora do torque muscular, ativação muscular e no desempenho do salto. MÉTODO: Trinta atletas com idade média de 17 anos foram aleatorizados em 2 grupos: Grupo A: Kinesio Taping e Grupo B: PlaceboTaping, e foram submetidos aos testes funcionais de salto: Single Leg Hop Test e Single Leg Triple Hop Test, avaliação isocinética dos extensores de joelho e eletromiográfica do músculo reto femoral do membro inferior dominante. Na sequência foram realizadas as intervenções, com aplicação do Kinesio Taping para ativação do músculo reto femoral no grupo A e intervenção placebo com aplicação do Kinesio Taping de maneira transversa ao músculo reto femoral no grupo B. Os atletas foram reavaliados 30 minutos após a aplicação da técnica e 24h após a primeira avaliação, por meio dos mesmos testes. Para análise dos dados realizamos comparações intra e inter grupos, considerando os momentos pré intervenção, pós imediato (30 minutos) e pós 24h. RESULTADOS: Demonstraram não haver diferença estatisticamente significante entre os grupos nos três momentos avaliados (pré intervenção, pós imediato e pós 24h) na realização dos testes de salto Single Leg Hop Test e Single Leg Triple Hop Test, na RMS (Root Mean Square) do sinal eletromiográfico e na análise do pico de torque concêntrico/excêntrico dos extensores de joelho do membro inferior dominante (P>0,05). CONCLUSÃO: Com base na análise das variáveis estudadas conclui-se que o Kinesio Taping para ativação do reto femoral não possui efeito sobre o pico de torque muscular, a ativação muscular e o desempenho dos testes funcionais single leg hop test e single leg triple hop test em atletas de futebol.

Endereço: https://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/1322

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.