Resumo

INTRODUÇÃO. A Instrução por Pares (IpP) ou também conhecida por Pear Instruction (PI) é uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem que possibilita trabalhar com grandes turmas permitindo que o professor possa quantificar em tempo real o rendimento dos discentes sobre o tópico ministrado e proporcionando debates que evidenciam o engajamento dos estudantes que é percebido no modo colaborativo. OBJETIVO. O objetivo geral deste estudo foi analisar o desempenho dos alunos de medicina após a utilização da técnica IpP nas aulas de análises clínicas e terapêuticas. MÉTODOS. Pesquisa quantitativa, observacional, descritiva e analítica do tipo de Intervenção Pedagógica. O delineamento da pesquisa foi organizado da seguinte forma: i) envio do material para realizar o estudo prévio; ii) na aula ocorreu uma breve explanação do assunto. Em seguida, foi aplicado questões de múltipla escolha (Total de 5), com cinco alternativas (a, b, c, d, e), porém respondidas individualmente; iii) com o índice de acerto inferior a 70% (0,70), os alunos se organizavam em pares ou mais para debater de forma colaborativa. Após votação, eles respondiam as mesmas questões; iv) este processo ocorrer até finalizar todo o processo; v) o professor fornecia feedback, porém após a votação entre os pares. A amostra foi do tipo de conveniência, não probabilística com discentes de graduação (n=60) em Medicina de uma instituição de ensino superior (5 e 6 etapas), da região do Grande ABCD, municipal. As análises dos resultados foram feitas por meio de frequências absolutas e relativas, bem como o cálculo do Ganho de Rendimento (GR). Foi verificado o GR aplicando-se o teste inferencial t-Student, para amostra pareadas, com nível de significância de p<0,05. Foi verificado a normalidade. Os cálculos foram realizados com auxílio do software SPSS (versão 16.0). RESULTADOS. Os principais achados podem ser verificados na tabela 1. 
CONCLUSÃO. Com base nos resultados, pode-se concluir que a técnica IpP pode ser uma ferramenta que fortalece o processo de ensino-aprendizagem nas aulas de análises clínicas e terapêuticas. Isto posto, o desenvolvimento de competências e habilidades de interação e comunicação podem ser corroborados na melhoria da qualidade de ensino em nível superior em alunos de medicina. 
 

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