Resumo

O objetivo do presente estudo foi descobrir o efeito do treinamento pliométrico variado (treinamento pliométrico terrestre, treinamento aqua-pliométrico e treinamento aqua-pliométrico com colete ponderado) na potência anaeróbica de atletas escolares. Um total de quarenta e oito (n = 48) atletas escolares de nível distrital foram selecionados aleatoriamente. Todos os sujeitos foram divididos em quatro grupos iguais: i) grupo de treinamento pliométrico terrestre (n=12), ii) grupo de treinamento aqua-pliométrico (n=12), iii) grupo de treinamento aqua-pliométrico com colete ponderado (n=12) e iv) grupo controle (n=12). O treino pliométrico variado foi intervencionado durante catorze semanas nos respetivos grupos de treino. No presente estudo, a potência anaeróbica foi considerada como variável dependente e foi mensurada pelo teste de potência de Margaria-Kalamen. Para fazer inferências estatísticas sobre a potência anaeróbica entre os grupos nas condições pré e pós-intervenção, utilizou-se a ANCOVA, seguida do teste post-hoc de Tukey LSD. A significância das médias foi testada no nível 0,05. Diferentes grupos de treinamento pliométrico melhoraram significativamente em relação ao grupo controle na potência anaeróbica. Portanto, diversos treinamentos pliométricos foram considerados meios eficazes para o desenvolvimento da potência anaeróbica. Também foi observada diferença significativa entre o grupo de treinamento aqua-pliométrico com colete ponderado e o grupo de treinamento pliométrico terrestre na potência anaeróbica. No entanto, o resto dos grupos experimentais não diferiram significativamente. O treinamento aquapliométrico com colete ponderado é um método de treinamento mais eficaz do que o treinamento pliométrico terrestre para melhorar a potência anaeróbica dos atletas escolares.

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