Efeito do Treinamento Resistido na Redução da Dor no Tratamento de Mulheres com Fibromialgia: Revisão Sistemática

Por: Bartolomeu Fagundes de Lima Filho, Fabieli Pereira Fontes,, Jamilson Simões Brasileiro, Larissa Ramalho Dantas Varella e Lidiane Cristina Correia.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.26 - n.2 - 2018

Send to Kindle


Resumo

A fibromialgia (FM) é uma doença reumática, de etiologia desconhecida que apresenta como principal característica a dor musculoesquelética, desencadeando um ciclo de descondicionamento. A fisioterapia exerce um papel muito importante com os programas de exercícios físicos, compostos por alongamento, exercício aeróbio e exercício resistido para reverter os sintomas apresentados. Recentemente, estudos têm apontado para o fato de que os exercícios resistidos poderiam ocasionar uma redução da dor em pacientes com FM, gerando um novo questionamento sobre os efeitos do exercício resistido nestes pacientes. Com isso, este estudo teve o objetivo de investigar o efeito do treinamento resistido na redução dor em mulheres com fibromialgia. Para tanto, foi realizado uma revisão de forma sistematizada dos estudos publicados até maio de 2016 nas bases de dados eletrônicas PubMed, PEDro, Scielo e Lilacs. O levantamento dos estudos encontrados foi realizado no período de maio a junho de 2016, usando os seguintes descritores na língua inglesa: Physical Therapy Modalities, strength training, Pain, Fibromyalgia e seus equivalentes na língua portuguesa e espanhola. Após a busca, foram encontrados 85 artigos. Após a análise dos resumos, 80 artigos foram excluídos de acordo com os critérios pré-estabelecidos, restando apenas 5 estudos randomizados controlados, sendo selecionados para análise dos seus dados. Após a análise, conclui-se que o treinamento resistido reduz a dor em mulheres com fibromialgia, a partir da 8ª semana de treinamento, desde que esse seja realizado de forma continuada e orientada, com duração de no mínimo 30 minutos, com frequência de 2 a 3 vezes por semana.

Endereço: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/7255

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.