Efeito dos Jogos e Brincadeiras na Coordenação Motora de Crianças

Por: Hemerson Silva Costa, Maikon Pereira Lisboa e .

37º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte - SIMPOCE

Send to Kindle


Resumo

Introdução: Os níveis de desenvolvimento psicomotor e de aprendizagem da criança estão diretamente ligados às oportunidades de prática dos jogos e brincadeiras durante toda a infância; além disso, tal prática contribui para o fenômeno cultural que consiste na repercussão das ações motoras nos comportamentos e transformações do ser humano Objetivo: Comparar a coordenação motora antes e depois de uma intervenção com jogos e brincadeiras com crianças do ensino fundamental. Método: A amostra, foi composta por escolares de ambos os sexos, com idade entre 7 e10 anos, selecionada por conveniência e composta por 25 escolares do 3° ano B da Escola Classe 510 de Samambaia Sul – DF. Para o diagnóstico inicial da coordenação foram realizadas as provas de motricidade fina e motricidade global da EDM descrita Rosa Neto (2002). A intervenção com jogos ebrincadeiras ocorreu no período de um mês sendo realizada duas aulas por semana, totalizando oito aulas de trinta minutos cada. Em cada sessão foi escolhido, intencionalmente, três atividades visando a coordenação motora fina (pintar, desenhar, empilhar, construir, montar, desmontar). E três atividades de coordenação motora grossa (rolar, andar, correr, saltar). Foram calculados as médias e desvio padrão. E para a comparação (pré e pós) foi utilizada o teste t de Student para amostras dependentes Resultados: Os resultados revelaram um desenvolvimento significativo no desempenho da coordenação motora fina. Porém, o desempenho da coordenação motora global não houve alteração significativa.
TABELA
Conclusão: O programa de intervenção de 8 semanas com jogos e brincadeiras teve um efeito positivo no quociente motor geral das crianças, graças a uma melhora acentuada na coordenação fina.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.