Efeito dos Treinamentos Aeróbio, Resistido e Concorrente na Pressão Arterial e Morfologia de Idosos Normotensos e Hipertensos

Por: Gledson Tavares de Amorim Oliveira, Gustavo Willames Pimentel Barros, Igor de Rodrigues D’amorim, Paulo Roberto Cavalcanti Carvalho, Petrus Gantois Massa Dias dos Santos e Thamara Thais Santos de Melo.

Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - n.3 - 2013

Send to Kindle


Resumo


Resumo Introdução: A Hipertensão Arterial (HA) é considerada um dos fatores de risco mais ostensivos para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Representando no Brasil um dos problemas de saúde pública de maior prevalência na população, capaz de levar a óbito aproximadamente 40% dos indivíduos acometidos. Diante do exposto, deve-se dar uma ênfase cada vez maior à prática de exercícios físicos como fator determinante na redução da pressão arterial, resultando em Hi- potensão Pós-Exercício (HPE). Objetivo: Verificar o efeito dos treinamentos aeróbio, resistido e concorrente na pressão arterial e morfologia em idosos normotensos e hipertensos. Métodos: A amostra foi composta por 300 idosos, normotensos (n=150) e hipertensos (n=150), divididos em três grupos. O Grupo 1 (G1) realizou treinamento aeróbio; o Grupo 2 (G2) treinamento resistido e o Grupo 3 (G3)  treinamento concorrente. Para comparar as variáveis de cada grupo no período pré e pós-treinamento foi utilizado o teste t para amostras pareadas. O nível de significância estabelecido foi de p<0,05. Resultados: Foi observada redução da pressão arterial pós-exercício em todos os grupos, apenas para a pressão arterial sistólica, tendo efeito hipotensor para os nor- motensos do G1, enquanto os hipertensos obtiveram redução da pressão arterial sistólica para os três grupos. Para a morfologia não foram verificadas diferenças significativas. Conclusão: Após o término das sessões de treinamento ficou evidenciada a importância da prática regular de exercí- cio físico, seja ele aeróbio, resistido ou concorrente, na prevenção e no combate da HA.
 

Endereço: http://www.sbafs.org.br/revista/artigos.php?id_revista=73

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.