Efeito Dose-dependente da L-arginina em Parâmentros Cardiorrespiratórios e Performance Física em Sujeito Hipertenso: Um Estudo de Caso Clínico

Por: Carla Vanessa Pacheco, Carlos Ricardo Maneck Malfatti, Eduardo Irineu Bortoli Funez, Gabriela Trelha Leite, João Luiz Luiz Lang Pavlak, Luiz Augusto Silva e Thiago Emannuel Medeiros.

Cinergis - v.10 - n.2 - 2009

Send to Kindle


Resumo

A hipertensão arterial representa um fator e risco independente, linear e contínuo para doenças do coração. O objetivo deste estudo foi analisar o efeito hipotensivo da L-arginina (L-Arg) em sujeito hipertenso limítrofe. Participou do estudo um sujeito do sexo masculino, com 52 anos de idade, índice de massa corporal (IMC)=19,2kg.m-2 e consumo máximo de oxigênio (VO2máx)=39mL.kg-1.min-1. O sujeito foi submetido a três situações experimentais para avaliar o efeito hipotensivo, dose dependente da suplementação com L-Arg em parâmetros de exercício e repouso. Os testes foram realizados submetendo o sujeito a um exercício aeróbico (60% da FCR) durante 30 minutos na esteira ergométrica. Foram realizadas três avaliações (controle, suplementado com 2g de L-Arg por 4 dias e placebo) com intervalo de 7 dias entre o controle e a suplementação e 14 dias entre suplementação e placebo. A pressão arterial foi aferida com intervalos de dois minutos, bem como a FC (freqüência cardíaca) e escala subjetiva de esforço. Os resultados demonstraram uma queda nos níveis pressóricos quando se utilizou L-arginina bem como na situação placebo, a FC teve substancial queda quando se utilizou L-arginina em comparação com as outras duas situações. O sujeito indicou uma menor sensação de esforço quando suplementado. Conclui-se que houve um efeito crônico após a retirada do suplemento, sugerindo assim que novos estudos sejam feitos para investigar tais efeitos em diferentes dosagens e prazos de suplementação, haja vista que, poucas referências foram encontradas na literatura.

Endereço: https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/1704

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.