Efeito Dose-resposta de Diferentes Volumes de Treinamento Concorrente em Parâmetros do Estresse Oxidativo e Inflamatórios em Mulheres Pós-menopausadas: Um Ensaio Clínico Randomizado

Por: Matheus Pintanel Silva de Freitas.

164 páginas. 2015 00/00/0000

Send to Kindle


Resumo

Verificar o efeito dose-resposta de 12 semanas de diferentes volumes de treinamento concorrente em parâmetros inflamatórios e do estresse oxidativo em mulheres pós-menopausadas. Métodos: Este ensaio clínico randomizado realizou uma intervenção em quatro grupos (controle, 90, 150 e 210 minutos por semana de exercício físico) em mulheres pósmenopausadas previamente sedentárias. O protocolo consistiu em três sessões por semana de treinamento concorrente (metade da sessão com treinamento aeróbio e a outra parte com treinamento resistido em aparelhos de musculação). Parâmetros inflamatórios e do estresse oxidativo foram analizados em três momentos (linha base, 6ª e 12ª semana). Resultados: das 144 mulheres inicialmente contatadas, 42 foram selecionadas para o estudo e randomizadas em um dos quatro grupos. Os grupos de 150 e 210 minutos por semana reduziram os valores de TBARS na 12ª semana; aumentaram os valores do conteúdo tiólico total na 6ª semana, retornando aos valores iniciais na 12ª semana; e tiveram a atividade enzimática da GPx significativamente inferior ao grupo controle na 12ª semana. O grupo controle teve um aumento dessa atividade na 6ª semana, permanecendo na 12ª. Na 12ª semana, todos os valores de SOD dos grupos exercitados foram menores do que os do grupo controle, que teve um aumento desses valores na 12ª semana quando comparado às semanas anteriores. A atividade enzimática da ADA aumentou no grupo de 210 minutos por semana na 6ª semana, permanecendo na 12ª. A atividade da BChE e os níveis de IL-6 não apresentaram diferenças. Conclusão: 150 minutos por semana ou mais, durante 12 semanas de treinamento concorrente podem reduzir o estresse oxidativo em mulheres pósmenopausadas.

Endereço: http://wp.ufpel.edu.br/ppgef/arquivo-de-dissertacoes-2015/

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.