Efeito de Doze Semanas de Treinamento de Ciclismo Indoor Sobre a Composição Corporal e Nível Sérico Lipídico de Mulheres Adultas com Sobrepeso

Por: Valéria Sales do Valle.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.20 - n.1 - 2012

Send to Kindle


Resumo

O objetivo do presente estudo foi verificar o efeito de doze semanas de treinamento de ciclismo indoor sobre a composição corporal e o nível sérico lipídico de mulheres adultas com sobrepeso. A amostra foi composta por 20 sujeitos (24,25 ± 3,27 anos), divididos randomicamente em dois grupos de 10, grupos controle (GC) e grupo ciclismo indoor (GCI). Foi realizada uma avaliação da composição corporal, através dos métodos antropométricos, e do nível sérico lipídico, através da coleta sanguínea. Para análise dos resultados utilizou-se a estatística descritiva (média e desvio padrão) e inferencial (test t de Student). O nível de significância adotado foi de 95% (p?0,05). O grupo GCI apresentou reduções significativas (p?0,05) nas variáveis antropométricas MC, %G, IMC e nas variáveis do nível sérico lipídico TGL, LDL e VLDL e um aumento na HDL. Não foram observadas modificações na variável MM. A partir dos resultados apresentados pode-se concluir que o ciclismo indoor é uma excelente opção no combate à obesidade bem como do controle do nível sérico dos lipídeos.

Endereço: http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/893

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.