Efeito da Duração dos Estágios Sobre a Frequência Cardíaca Máxima e Concentração Pico de Lactato Sanguíneo Durante Testes Incrementais em Esteira Rolante

Por: A. C. P. Kravchychyn, C. S. Peserico, Danilo Fernandes da Silva, Fabiana Andrade Machado, Julia Pedrosa Furlan, P. V. Mezzaroba, S. M. Verri e S. P. B. Lazarin.

XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Objetivos:
Comparar as respostas da frequência cardíaca máxima (FCmax) e concentração pico de lactato sanguíneo (LApico) durante testes de esforço máximo em esteira rolante com incrementos a cada 1, 2 e 3 minutos.

Métodos resultados:
Trinta e quatro homens (40,1±12,8 anos de idade), corredores recreacionais treinados, realizaram três testes de esforço máximo em uma esteira rolante (Super ATL; Inbrasport, Brasil), diferenciados pela duração dos estágios. A velocidade inicial de cada teste foi de 8 km/h, seguido de incrementos de 1 km/h entre os sucessivos estágios, até exaustão voluntária. As velocidades foram incrementadas a cada 1 min (teste curto), 2 min (teste intermediário) e 3 min (teste longo). A frequência cardíaca foi constantemente monitorada (Polar RS800sd, Finlândia). Amostras de 25 µL de sangue foram coletadas do lóbulo da orelha para análise da concentração de lactato sanguíneo (YSI 2300 STAT, EUA). Os dados foram comparados através da ANOVA para medidas repetidas, seguido do teste post-hoc de Bonferroni, adotando-se nível de significância P<0,05. A análise de variância revelou efeitos significativos da duração dos estágios na FCmax (P=0,003) e LApico (P=0,001). A FCmax foi maior no teste intermediário (184,8±12,7 bpm) comparada ao curto (181,8±12,1 bpm). Não houve diferença significativa entre o teste longo (183,1±12,9 bpm) e os demais. O LApico foi menor no teste longo (7,9±2,2 mM) comparado ao curto (9,2±1,9 mM) e ao intermediário (9,4±2,2 mM).

Conclusão:
Tanto a FCmax como o LApico dependem da duração do estágio durante testes incrementais em esteira rolante para a corredores recreacionais treinados.

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.