Efeito do Exercício Físico Moderado Sobre os Grânulos do Fator Natriurético Atrial nos Cardiomiócitos da Aurícula Direita de Ratos de Meia Idade: Análise Morfométrica, Estereológica e Ultraestrutural

Por: Edgar Macedo Araújo.

2007

Send to Kindle


Resumo

Este trabalho teve como objetivo a análise do espectro dos sinais do ritmo respiratório e cardíaco. Foram estudados 15 sujeitos sem história pregressa ou atual de distúrbios cardiorespiratórios. A análise dos movimentos do tronco foi baseada na reconstrução tridimensional (sistema Dvideow) de marcadores externos localizados em pontos específicos do dorso e na região torácica. Foram utilizadas quatro câmeras de vídeo digitais para a filmagem. Para a coleta de dados do ritmo cardíaca, foi utilizado um cardiofreqüêncímetro (Polar S810i TM). Na análise descritiva da potência espectral da freqüência respiratória, a análise de variância apontou diferenças significativas entre as bandas do espectro. A banda de freqüências muito baixa apresentou a maior média de potência, e a alta, a menor. Para o ritmo cardíaco, o mesmo tipo de análise indicou também que a banda de freqüências muito baixa apresentou a maior média de potência, e a alta, a menor. Na comparação entre procedimentos de medida da respiração e do ritmo cardíaco, foi verificado que, embora as correlações observadas sejam estatisticamente significativas, suas magnitudes são baixas e evidenciam que há pouco em comum entre a Freqüência Respiratória Muito Baixa e Freqüência Cardíaca Muito Baixa. Em conclusão, a análise das bandas espectrais de ambas as freqüências permitiu a identificação das bandas de freqüência relacionadas com a modulação autônoma do sistema nervoso central.

Endereço: http://www.usjt.br/biblioteca/mono_disser/mono_diss/2008_061_araujo.php

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.