Efeito do Exercício Prévio Severo no Modelo de Potência Crítica de Dois e Três Parâmetros

Por: Camila Ferreira Infante Rosa, , , Fábio Yuzo Nakamura, Fernando Roberto De-oliveira, Herbert Gustavo Simões, Jefferson Rosa Cardoso e Nilo Massaru Okuno.

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.9 - n.3 - 2007

Send to Kindle


Resumo

O propósito do presente estudo foi aplicar as equações do modelo de potência crítica de dois e três parâmetros após a depleção de uma quantia fi xa de capacidade de trabalho anaeróbio (AWC), seguido de um período curto de repouso. Dezesseis sujeitos realizaram: (1) duas familiarizações ao exercício severo no cicloergômetro; (2) 4-5 exercícios máximos em dias diferentes para a estimativa da CP e AWC por meio dos modelos de dois e três parâmetros; (3) os mesmos procedimentos descritos no #2 foram realizados após 30 s de repouso e de um exercício de 180 s a uma intensidade em que a exaustão provavelmente ocorreria em ~300 s. A CP2parameter (130-174 W versus 131-170 W) e CP3parameter (108 versus 100 W) estimadas após o exercício prévio severo e seguido por um curto período de repouso permaneceu estável quando comparado às estimativas sem o exercício prévio. A AWC2parameter foi diminuída em resposta ao exercício prévio severo.

A AWC3parameter não foi signifi cativamente reduzida. As correlações entre CP2parameter derivados da mesma equação com e sem a redução prévia da AWC2parameter foram fortes (r = 0,97-0,99; P < 0,001). Para a CP3parameter a correlação foi somente moderada (r = 0,62; P = 0,01). Assim, pode ser concluído que o modelo de potência crítica de dois parâmetros promove descrições matemáticas coerentes quando é induzido um exercício prévio, sendo que a AWC2parameter foi alterada enquanto que a estimativa da CP2parameter permaneceu constante.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/4092

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.