Efeito de Exercícios Aeróbios nos Níveis Plasmáticos de Lp(a) e Lipídeos em Sedentários.

Por: Daniela Todesco.

64 páginas. 1992

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste trabalho foi de verificar a influência do desenvolvimento da condição aeróbia em função de atividades físicas específicas nos níveis de Lp (a) e outros parâmetros lipídicos. A amostra foi constituída de 34 indivíduos sendo 10 indivíduos do sexo masculino e 10 do sexo feminino (x = 31,9 anos e DP = 8,65) para o grupo com exercício e 14 indivíduos para o grupo sem exercício sendo 9 indivíduos do sexo masculino e 5 do sexo feminino (x = 32,85 e DP = 7,11). Na fase inicial e pós-treinamento ambos os grupos se submeteram à seguinte bateria de testes: avaliação indireta do VO2máx no cicloergômetro, avaliação das dobras cutâneas; peso e altura, e as variáveis lipídicas: lipoproteína (a) (Lp (a)), colesterol total, VLDL, LDL, HDL e triglicerídeos. O programa de treinamento físico foi desenvolvido em três sessões semanais através da caminhada, ciclismo e corrida e teve a duração de dezenove semanas. A intensidade do trabalho foi calculada através da freqüência cardíaca máxima, inicialmente a 65% e progressivamente até atingir 80%. O objetivo principal era correr 15 Km semanais. Os resultados mostraram não haver diferenças significantes (p < 0,05) nos níveis de Lp (a) e LDL nos dois períodos para ambos os grupos; ocorreu um aumento significativo de VLDL apenas no grupo sem exercício. Os níveis de triglicerídeos e colesterol total diminuíram para o grupo com exercício, o mesmo não ocorrendo para o grupo sem exercício. Os valores de HDL diminuíram para ambos os grupos. A um nível de significância de p < 0,01, as correlações entre consumo máximo de oxigênio com triglicerídeos (r = 0,61), colesterol total (r = -0,50) e somatória de dobras (r = -0,57) foi moderado, e com Lp (a) foi baixo. A correlação da somatória de dobras com as variáveis lipídicas foi baixa. Podemos concluir, que as modificações mais importantes foram o decréscimo de triglicerídeos e colesterol total com o treinamento e o decréscimo dos níveis de HDL para ambos os grupos.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1405&listaDetalhes%5B%5D=1405&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.