Efeito da Exposição Visual no Acoplamento Entre Informação Visual e Controle Postural em Bebês

Por: José Angelo Barros Barela e Paula Fávaro Polastri.

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte - v.17 - n.1 - 2003

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi examinar os efeitos da exposição visual no acoplamento entre
informação visual, propiciada pelo movimento de uma sala móvel, e oscilação postural em bebês na posição
sentada. Dez bebês, com sete meses de idade e níveis de experiência no sentar independente variando entre
0,5 e 1,5 meses, permaneceram sentados sobre uma plataforma de força dentro de uma sala móvel que foi
movimentada para frente e para trás por meio de um servomecanismo nas freqüências de 0,2 e 0,5 Hz. Estes
bebês foram submetidos a este procedimento experimental em sete dias consecutivos, realizando 10 tentativas
(cinco em cada freqüência), com duração de 60 segundos, em cada sessão de exposição visual. As coletas de
dados foram realizadas na primeira, quarta e sétima sessões. Os resultados obtidos apontaram que os bebês
foram influenciados pelos movimentos da sala em ambas as freqüências e que a exposição visual pode alterar
o acoplamento entre informação sensorial e ação motora em bebês. Com a exposição ao estímulo visual,
proveniente da sala móvel, verificou-se uma diminuição no acoplamento entre informação visual e o
deslocamento do centro de pressão para a freqüência de 0,5 Hz, mas não para a de 0,2 Hz. Uma possível
explicação para o efeito da exposição visual no acoplamento entre informação visual e o deslocamento do
centro de pressão pode residir no fato de que com a exposição ao estímulo visual os bebês foram capazes de
utilizar as informações relevantes para aquela situação e diminuir a influência do estímulo gerado pela sala
móvel.

Endereço: http://citrus.uspnet.usp.br/eef/uploads/arquivo/v17%20n1%20artigo2.pdf

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.