Efeito da Fundação de Apoio Ao Menor de Feira de Santana Famfs na (co)Gestão de Políticas Públicas de Esporte do Ministério do Esporte

Por: Renildo Rossi Jr..

1º Congresso Internacional Sobre Gestão do Esporte e 4º Congresso Brasileiro Sobre Gestão do Esporte

Send to Kindle


Resumo

A FAMFS, idealizada em 1988 e constituída em 1990, pela então Juíza da Infância e Juventude da Comarca de Feira de Santana, Dra. Lourdesronha Trindade, no exercício de suas atividades, já atendeu a 300 mil crianças e adolescentes, gerando mais de 10.000 mil postos de trabalho e renda a famílias menos favorecidas, forneceu mais de 15 milhões de kits alimentação, distribuídos para 134 municípios baianos através dos projetos esportivos sociais do Ministério do Esporte. Além disto, fabricou mais de 1.600.000 itens de materiais esportivos, distribuídos para programas sociais deste país e de mais 105 países do mundo. Nesse sentido o nosso estudo tem como objetivos: estudar o papel da FAMFS na dinamização e utilização do desporto na inclusão social em Feira de Santana, estado da Bahia. Em segundo lugar, procuraremos compreender o efeito local do desporto na inclusão, empreendedorismo social e conservação ambiental. E por último, verificar o nível de cooperação e diálogo existente entre as diferentes instâncias de gestão política desportiva nacional, regional e local. Para os fins da presente proposta de estudo, faremos uso do método etnográfico de pesquisa. Temos o intuito de traçar um panorama e análise da atuação da FAMFS em parceria com o Ministério do Esporte nos últimos anos, mediante a análise no banco de dados da instituição. Esta análise preliminar possibilitará a seleção de atores sociais, dentro deste grupo, para realizar entrevistas em profundidade. O roteiro destas entrevistas será norteado por questões que versam sobre a percepção na mudança social, econômica e ambiental frente à experiência de participar dos programas esportivos de inclusão social. Este estudo está integrado num projeto de tese de doutoramento que se encontra em desenvolvimento, com previsão de conclusão até Junho de 2013.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.