Efeito da Hipóxia Hipobárica Intermitente Combinada com Treino de Endurance na Funcionalidade de Mitocôndrias Cardíacas

Por: A. Ascensão, Inês O. Gonçalves, J. Magalhães e J. Torrella.

XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Objetivo:
O presente estudo teve por objetivo analisar o efeito da exposição intermitente a condições de hipóxia hipobárica combinada com o treino de endurance em tapete rolante na funcionalidade de mitocôndrias cardíacas de rato.

Métodos e resultados:
Dezasseis ratos Wistar machos foram aleatoriamente divididos em dois grupos (normóxicos sedentários - NS e hipóxicos treinados - HT). O grupo HT foi diariamente submetido durante 5 semanas a um protocolo combinado de hipoxia hipobárica intermitente equivalente a 6000 metros de altitude (5h/d/5d/sem) e de treino de corrida em tapete rolante (1h/d/5d/sem). Foram avaliados in vitro parâmetros de consumo de oxigénio e potencial transmembranar recorrendo a um electrodo de oxigénio e TPP+. Adicionalmente, a susceptibilidade à indução de pôro de permeabilidade transitória mitocondrial (PTPm) na presença de cálcio foi seguido por técnica espectrofotométrica. Os resultados evidenciaram que as mitocôndrias do grupo HT quando energizadas com glutamato-malato diminuiram significativamente a taxa de respiração em estado 4 mas mantiveram o estado 3 o que resultou num aumento do índice de controlo respiratório (7.61±0.32 vs 6.38±0.26). No potencial transmembranar não foram observadas diferenças entre os grupos. Na presença de cálcio, a susceptibilidade ao PTPm diminuiu significativamente no grupo HT como é demonstrado pelo maior tempo até à velocidade máxima (365.71±8.73 vs 156.32±15.51 seg) e menor taxa máxima (0.10±0.01 vs 0.14±0.02 AU/min) de “swelling” osmótico.

Conclusão:
Os resultados obtidos sugerem que a exposição a condições de hipóxia intermitente combinada com treino de endurance melhora a funcionalidade e diminui a susceptibilidade das mitocôndrias cardíacas ao PTPm.

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.