Resumo

Objetivo:
Verificar a influência da idade cronológica e biológica na composição corporal, antropometria e desempenho de jovens nadadores de ambos os gêneros.

Métodos e Resultados:
Participaram do estudo 32 nadadores de ambos os gêneros, com idades entre 10,5 e 16,4 anos, divididos biológica (GB) e cronologicamente (GC) em subgrupos com sujeitos menos e mais maturados (GB1 e GB2), mais novos e mais velhos (GC1 e GC2). Foram mensuradas: antropometria, composição corporal (método: DEXA) e desempenhos máximos de 100, 200 e 400m. As variáveis foram correlacionadas e comparadas entre os subgrupos para cada gênero. Foram verificadas diferenças entre os subgrupos cronológicos e biológicos para as variáveis analisadas, os principais achados demonstraram que para os meninos, o aumento de tecido magro (34,1 para 49,6kg entre os subgrupos biológicos, e 32,4 para 51,5kg entre os subgrupos cronológicos) relacionou-se aos desempenhos máximos de 100, 200 e 400m, além da relação positiva de estatura e massa corporal entre GB2 e desempenho de 200m, densidade mineral óssea entre GB2 e desempenho de 100m, e conteúdo mineral ósseo entre GB1 e GB2 com desempenho de 100m, enquanto que para as meninas, apenas o aumento de tecido gordo (8,3 para 12,6kg entre os subgrupos biológicos, e 10,6 para 11,3kg entre os subgrupos cronológicos) relacionou-se de forma negativa aos três desempenhos.

Conclusão:
Os resultados evidenciaram que as modificações decorrentes dos processos de crescimento e maturação, e os gêneros, são fortes influenciadores do desempenho de crianças e adolescentes nadadores e devem ser considerados nos programas de treinamento com essa população.