Efeito Imediato da Manipulação Osteopática Tibiotársica no Equilíbrio Estático de Mulheres Jovens

Por: Alberito Rodrigo de Carvalho, Daniela de Ré, Daniela Martins Cunha, David Lam, Gladson Ricardo Flor Bertolini e Ilírian Buosi Sena.

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.35 - n.2 - 2013

Send to Kindle


Resumo

Objetivou-se verificar o efeito imediato da manipulação osteopática para anterioridade tibiotársica, sobre o equilíbrio estático, em mulheres jovens. Metodologia: Vinte mulheres foram divididas igualmente em dois grupos: manipulação do tornozelo (GMT) e controle (GC). Analisou-se o deslocamento ântero-posterior (Y) e médio-lateral (X), de olhos abertos e fechados, em um Baropodômetro. Resultados: Na análise intergrupos, o GMT apresentou maior oscilação (eixos X e Y), em todos os momentos, comparado ao GC (p<0,05). Nas comparações intragrupo, o GMT apresentou aumento significativo da oscilação no eixo Y, pós-intervenção, com olhos abertos (p<0,05). Conclusão: A manipulação para anterioridade tibiotársica diminuiu, imediatamente, o equilíbrio estático ântero-posterior no GMT com os olhos abertos.

Endereço: http://rbceonline.org.br/revista/index.php/RBCE/article/view/1101/847

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.