Efeito da Ingestão de Cafeína Sobre o Desempenho Físico e Estado de Humor de Ciclistas

Por: Henrique Bortolotti, João Guilherme Carneiro, Leandro Ricardo Altimari, Marcelo Bigliassi, Thiago Ferreira Dias Kanthack e .

Revista da Educação Física - UEM - v.24 - n.2 - 2013

Send to Kindle


Resumo

O objetivo do estudo foi analisar os efeitos da ingestão de cafeína sobre o desempenho físico e estado de humor de ciclistas em teste contrarrelógio de 1 km. Dez ciclistas do sexo masculino realizaram aleatoriamente um teste contrarrelógio de 1 km em duas condições experimentais: ingestão de cafeína (CAF - 6 mg.kg-1 ) e placebo (PL) 60 min antes do teste. Durante os testes foram obtidas as medidas de tempo total e estado de humor pelo questionário de Brunel (BRUMS). Para comparações dos parâmetros tempo total e estado de humor, foi utilizado o teste t de Student pareado e teste Wilcoxon, respectivamente. Nenhuma diferença estatisticamente significante foi encontrada no tempo total e no estado de humor nas condições CAF e PL (P>0,05). Os resultados sugerem que a cafeína não melhora o desempenho físico e nem altera o estado de humor dos atletas em um teste contrarrelógio de 1 km. Palavras-chave: Ergogênico. Cafeína. Humor. Ciclismo. 

Endereço: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/16991/11812

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.