Efeito Isolado e Combinado dos Exercícios com Pesos e Aeróbio Sobre a Hipotensão Pós-exercício de Homens Não Hipertensos

Por: Milene Granja Saccomani.

65 páginas. 2010 08/06/2010

Send to Kindle


Resumo

A hipotensão pós-exercício tem sido o foco de vários estudos, uma vez que sessões de exercícios aeróbios e com pesos podem causar este fenômeno. Contudo, as informações presentes na literatura sobre o comportamento da pressão arterial (PA) após sessões compostas pelos exercícios aeróbios (EA) e com pesos (EP) realizados em seqüência ainda não apresentam um consenso em seus resultados. Objetivo: Investigar o comportamento da PA e da variabilidade da frequência cardíaca (VFC) durante 60 min após a realização de sessões de EP, EA, exercício aeróbio seguido do exercício com pesos (EAP), exercícios com pesos seguido do aeróbio (EPA) e controle (CONT) em indivíduos normotensos. Métodos: Nove homens (idade 24,5±1,1anos e índice de massa corporal 24,7± 0,5 kg/m2). Após serem coletadas medidas de massa corporal, estatura e a realização do teste de consumo de oxigênio de pico (VO2pico) e de 1RM, os indivíduos foram divididos de forma aleatória em cinco sessões, EA, EP, EAP, EPA e CONT. Nas sessões experimentais, foram monitoradas PA, FC e VFC. As medidas foram coletadas em repouso e após os exercícios nos momentos 5, 10, 15, 20, 25, 30, 40, 50 e 60 min em um ambiente calmo. Os parâmetros da VFC foram analisados segundo os componentes de baixa freqüência (LF), alta freqüência (HF) e a relação entre ambos (LF/HF). Para análise estatística foi utilizada análise de variância de duas entradas com medidas repetidas seguido do teste post-hoc de Fisher LSD para a identificação das possíveis diferenças entre as sessões e ao longo do tempo. Os resultados foram expressos em média e erro padrão da média e a significância adotada foi de P < 0,05. Resultados: Ocorreram reduções na PA sistólica, diastólica e média apenas após a realização da sessão EAP, além de aumento na FC. O aumento na FC foi acompanhado por aumento da modulação autonômica simpática para o coração. Não foram identificadas diferenças entre as sessões, inclusive entre as sessões de exercício e a sessão controle. Conclusão: Embora uma sessão aguda de EA seguido de pesos tenha ocasionado efeito hipotensor, não se pode afirmar que esta rotina de exercícios seja mais eficiente que outras, devido à ausência de diferenças estatísticas em relação à sessão controle. 

Endereço: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000163687

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.