Efeito do Modelo de Periodização com Cargas Seletivas Sobre Capacidades Motoras Durante Um Mesociclo Preparatório em Jogadores de Futsal

Por: , , Guilherme Augusto Talamoni, Higor dos Santos Morceli, Júlio César Porfírio, Júlio Wilson Dos-santos e Roberto Nascimento Braga da Silva.

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.35 - n.4 - 2013

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar o efeito do modelo de cargas seletivas durante um me- sociclo preparatório em jogadores de futsal profissionais. Nove jogadores de futsal (23±2 anos) de uma equipe da Federação Paulista de Futebol de Salão compuseram a amostra, caracterizada como intencional. Aptidão aeróbia intermitente, salto horizontal, salto triplo unipodal, velocidade de 15m, agilidade e potência anaeróbia foram avaliadas em dois momentos: microciclo-2 (PRE) e microciclo-7 (POS). A análise estatística compreendeu o teste-t de Student e teste Wilxocon (P<0,05). Salto horizontal, aptidão aeróbia intermitente e potência média melhoraram, a velocidade nos 15 m piorou. O modelo de cargas seletivas é uma boa opção de periodização para o mesociclo preparatório no futsal.

Endereço: http://cbce.tempsite.ws/revista/index.php/RBCE/article/view/1464/900

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.