Efeito da Natação na Expressão de Fatores Regulatórios Miogênicos Durante o Reparo do Musculoesquelético de Rato

Por: Agnelo Neves Alves, Cristiane Miranda França, José Antonio da Silva Junior, Kristianne Porta Santos Fernandes, Manoela Domingues Martins, Paulo Roberto Dantas Pestana, Raquel Agnelli Mesquita-ferrari e Sandra Kalil Bussadori.

Revista Brasileira de Medicina do Esporte - v.18 - n.6 - 2012

Send to Kindle


Resumo

CONTEXTUALIZAÇÃO: O músculo esquelético tem a capacidade de adaptação frente a estímulos variados, tais como atividade contrátil, danos diretos e indiretos. Uma das modalidades terapêuticas utilizadas na reabilitação de disfunções musculoesqueléticas que vem demonstrando resultados positivos no tratamento e na prevenção de várias patologias é a terapia aquática. 
OBJETIVO: Analisar o efeito da natação na expressão dos fatores regulatórios miogênicos MyoD e miogenina durante o reparo do músculo esquelético de rato após criolesão. 
MÉTODOS: Foram utilizados 40 ratos Wistar, divididos em 04 grupos: (1) Controle; (2) "Sham" (sem lesão, submetido a exposição do músculo tibial anterior (TA); (3) Criolesionado e (4) Criolesionado e submetido à natação, analisados em 7, 14 e 21 dias. A criolesão foi realizada por meio de duas aplicações, utilizando um bastão metálico de extremidade plana, resfriado em nitrogênio líquido diretamente no ventre muscular. O protocolo consistiu de sessões de natação com duração de 90 minutos, realizadas 6 vezes por semana. Ao término do protocolo os animais foram eutanasiados, os músculos TA foram removidos e o RNA total foi extraído. Em seguida, foi obtido o cDNA para a realização do PCR em tempo real utilizando primers específicos para MyoD e miogenina. 
RESULTADOS: Os resultados evidenciaram uma redução na expressão de miogenina após 7 dias nos grupos criolesionado com (p<0.01) e sem (p<0.01) natação e após 14 no grupo criolesionado com natação (p<0.05) com relação aos grupos controle e "sham", respectivamente. Não encontramos diferenças entre os grupos criolesionados com (p>0.05) e sem natação (p>0.05). Com relação à expressão de MyoD não houve diferença entre os grupos avaliados. 
CONCLUSÃO: A natação não influenciou a expressão dos fatores regulatórios miogênicos durante o processo de reparo de músculo esquelético de rato após criolesão.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922012000600015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.