Efeito da Prática no Planejamento de Uma Habilidade de Manipulação em Crianças na Primeira Infância

Por: Cássia Regina Palermo Moreira.

64 páginas. 2002

Send to Kindle


Resumo

As pesquisas sobre como crianças planejam ações motoras são raras e seguem paradigmas experimentais apropriados para adultos. Como conseqüência, pouco se sabe sobre o desenvolvimento do planejamento na infância e o efeito da prática no planejamento de crianças de quatro (G4), cinco (G5) e seis (G6) anos de idade numa tarefa de manipulação que demanda precisão para ser concluída (apreender, transportar, orientar e inserir uma barra num orifício semicircular). O estudo teve três fases: aquisição com quarenta tentativas, e transferência e retenção com vinte tentativas cada. Esperava-se que, com a prática, as crianças planejariam a ação de modo a antecipar a orientação final da barra já na sua preensão e que as crianças de G6 fossem mais rápidas em mostrar esse tipo de comportamento. De acordo com o número de correções na inserção, houve uma melhoria efetiva do desempenho em todos os grupos. As crianças de G5 e de G6 optaram por orientar a barra no transporte e não no início da seqüência; as de quatro anos orientaram a barra preferencialmente na inserção, exceto na retenção, em que a orientação correta ocorreu no início. Logo, com a prática, todos os grupos melhoraram seu desempenho, ainda que com taxas de mudança e trajetos diferentes.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1700&listaDetalhes%5B%5D=1700&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.