Efeito da Prática Regular de Atividade Física no Desempenho Motor em Idosos

Por: João Manuel Pardal Barreiros, Maria Olga Fernandes Vasconcelos, Paula Cristina dos Santos Rodrigues e Suzana Raquel Moreira Carneiro.

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte - v.24 - n.4 - 2010

Send to Kindle


Resumo

Os efeitos do envelhecimento contribuem para uma maior lentidão no processamento da informação, nomeadamente ao nível do tratamento da informação sensorial, decisão e programação dos movimentos. O presente estudo investigou o tempo de reação simples e o tempo de antecipação-coincidência, em idosos praticantes e não praticantes de atividade física. Constituíram a amostra 66 idosos de ambos os sexos com idade cronológica entre os 65 e os 89 anos (M = 74,3; SD = 6,0 anos), dos quais 34 eram praticantes de atividade física regular e 32 não praticantes de atividade física regular. Os instrumentos utilizados foram o "Multi-Choice Reaction Time Apparatus" para avaliar o tempo de reação simples (TRS) e o "Bassin Anticipation Timer" para avaliar a antecipação-coincidência (AC). Estas capacidades são relevantes no bem-estar e funcionalidade da população mais envelhecida. Cada participante realizou com a mão preferida um total de seis tentativas na tarefa de TRS e 20 tentativas na tarefa de AC. Os resultados revelaram que o grupo de praticantes de atividade física demonstrou desempenhos superiores tanto na tarefa de TRS como na tarefa de AC. O sexo foi fator influente apenas no grupo de praticantes no desempenho das duas tarefas, sendo os homens mais rápidos e precisos do que as mulheres. Um processamento da informação mais rápido nos homens pode estar na base destes resultados. Como as duas capacidades avaliadas neste estudo constituem uma expressão da integridade funcional do sistema nervoso central, os resultados sugerem que a prática de atividades motoras sistemáticas pode retardar e ser um importante protetor contra os efeitos de envelhecimento nos processos perceptivo-motores inerentes a este tipo de tarefas.

Palavras-chave: Performance manual;Tempo de reação;Antecipação-coincidência

Endereço: http://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16789

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.