Efeito da Suplementação com L-alanil-l-glutamina Sobre a Resposta de Hipersensibilidade do Tipo Tardio em Ratos Submetidos Ao Treinamento Intenso

Por: Aguinaldo Roberto Pinto, Antônio Altair Magalhães Oliveira, Inar Alves de Castro, Ivanir Santana de Oliveira Pires, Julio Tirapegui, Marcelo Macedo Rogero, Maristela Marques Salgado, Mirthes Ueda e Rogério Graça Pedrosa.

Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas - v.38 - n.4 - 2002

Send to Kindle


Resumo

O treinamento intenso e o exercício exaustivo podem ocasionar imunossupressão em atletas por meio da diminuição da concentração plasmática de glutamina. O presente estudo verificou inicialmente o efeito da suplementação com L-glutamina e L-alanilL-glutamina sobre a resposta ao teste de hipersensibilidade do tipo tardio (HTT) em ratos submetidos ao treinamento intenso em natação durante seis semanas. Posteriormente, foi avaliado o efeito dessas intervenções nutricionais sobre a contagem total e porcentual de leucócitos e concentração sérica de anticorpos IgG anti-albumina de soro bovino, em animais submetidos ao teste de exaustão e recuperados durante o período de 3 horas. Não houve efeito do treinamento e da suplementação sobre a resposta ao teste de HTT. Animais suplementados apresentaram maior concentração de glutamina no plasma (P<0,05), contudo, esse aumento da glutaminemia não influenciou a concentração sérica de anticorpos IgG. O período de recuperação pós-exercício intenso acarretou diminuição da glutaminemia em relação aos valores obtidos imediatamente após o teste de exaustão (P<0,05). O aumento da concentração de corticosterona induzida pelo exercício exaustivo casou leucocitose, neutrofilia e linfopenia durante o período pósexercício (P<0,05). O presente estudo não sustenta a hipótese de que a alteração da concentração plasmática de glutamina induzida tanto pela suplementação quanto pelo exercício tenha influência sobre a resposta ao teste de HTT ou a concentração sérica de anticorpos IgG em ratos treinados.

Palavras-chave: Glutamina • Nutrição • Exercício • L-alanil-L-glutamina • Sistema imune

Endereço: http://www.scielo.br/pdf/rbcf/v38n4/v38n4a12.pdf

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.