Efeito da Suplementação do Estimulante do Hormônio do Crescimento Sobre as Concentrações de Insulina e Glicogênio Muscular em Ratos

Por: C. Medeiros, J. R. M. Azevedo, P. A. C. Brandão, Rosinildo G. Silva e .

VII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Atualmente é grande a procura por suplementos que contribuam para a performance nas atividades físicas. Com o objetivo de avaliar a eficácia da atividade física associada à administração do estimulante do hormônio do crescimento (GH-VIT®) sobre as concentrações de glicogênio muscular e de insulina sérica, foram utilizados ratos machos, Wistar com 60 dias de idade, treinados (60 min/dia de natação) por 45diascom sobrecarga relativa de 5% da massa corporal. Após o sacrifício, foram extraídas amostras de tecido muscular e de sangue, obtendo-se os seguintes resultados: Glicogênio Muscular: TRE - 0,49±0,17; TRE-GH - 0,37+0,16; SED - 0,3±0,2; SED-GH - 0,15±0,05 mg/100mg. Insulina: TRE - 0,33+0,13; TRE-GH - 0,62±0,44; SED - 0,29±0,21; SED-GH - 0,85±0,59 ng/ml. A partir destes resultados, observamos que embora a diminuição do glicogênio muscularobservada nos grupossuplementados não tenha sidosignificativa, o GH-VIT, provavelmente, diminuiu de modo indireto (aumento de síntese de GH) a utilização de carboidratos no grupo de ratos sedentários, pelo fato de reduzir significativamente os níveis séricos de insulina (ANOVA, teste t-Bonferroni, P< 0,05).

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.