Efeito do Treinamento Aeróbio nos Níveis Plasmáticos do Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro, Variáveis Metabólicas e Funções Cognitivas em Idosos com a Doença de Alzheimer

Por: Flávia Gomes de Melo Coelho.

138 páginas. 2014 27/03/2014

Send to Kindle


Resumo

A doença de Alzheimer (DA) é caracterizada por alterações neuropatológicas e metabólicas que contribuem para o declínio cognitivo. Pacientes com DA apresentam baixa expressão do fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF) no tecido cerebral. Esta redução pode estar associada ao aumento do colesterol, dos triglicérides e da resistência à insulina, contribuindo para a progressão do declinio cognitivo. Estudos recentes apontam que o exercício físico, especificamente, o exercício aeróbio, demonstra ser efetivo para elevar as concentrações de BDNF em idosos saudaveis. No entanto, não foram encontrados estudos que analisassem o efeito do exercício físico nos níveis séricos de BDNF e suas relações com variáveis metabólicas e funções cognitivas de idosos com DA. Assim, o objetivo deste estudo será analisar e correlacionar os níveis séricos do BDNF, variáveis metabólicas, funções cognitivas após três meses de um programa de treinamento aeróbio em idosos com DA. Para tanto, em uma primeira etapa, de caráter transversal, participarão deste estudo 80 idosos, sendo 40 idosos preservados cognitivamente e 40 idosos com DA. Na segunda etapa, para estudo experimental, somente os idosos com DA serão convidados a participar de protocolo de intervenção, formando 2 grupos: 1) Grupo treinamento (GT-n=20); 2) Grupo controle (GC-n=20). Os idosos serão submetidos a um protocolo de avaliação, que constará dos seguintes instrumentos de avaliação: Escore de Avaliação Clínico de Demência, Mini-Exame do Estado Mental, Bateria de Avaliação Frontal, Teste do Desenho do Relógio, Teste Procurar Símbolos, Escala de Depressão Geriátrica, Teste de Caminhada de 6 Minutos, coleta sanguínea para obtenção do BDNF e variáveis metabólicas (colesterol total e frações, triglicérides e glicemia). O protocolo de treinamento aeróbio será realizado na esteira, três vezes por semana, em uma sessão de 40 minutos, durante o período de três meses.

Endereço: http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/LAFE/projeto_flavia_gomes_de_melo_coelho.php

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.