Efeito do Treinamento Aeróbio Sobre o Conteúdo Muscular de Triglicérides e Glicogênio em Ratos

Por: André Luiz Demantova Gurjão, Eliete Luciano, José Alexandre Curiacos de Almeida Leme, Manoel Carlos Spiguel Lima, Tiago Rezende Figueira e Vinícius Daniel de Araújo Ruas.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.15 - n.2 - 2007

Send to Kindle


Resumo

Os aumentos das reservas de substratos energéticos são respostas importantes ao treinamento físico e diretamente influenciam a tolerância ao exercício. Recentemente, tem-se evidenciado a importância dos estoques intramusculares de triglicérides como fonte de energia durante o exercício físico. O objetivo deste estudo foi analisar a influência de quatro semanas de treinamento físico intenso no conteúdo hepático e muscular de triglicérides e glicogênio em ratos sob o uso de dieta padrão. Dezoito ratos machos foram divididos em grupo controle (GC) e grupo treinamento (GT). O protocolo de treinamento consistiu em natação, 5 vezes por semana (1h/dia) com sobrecarga de 5% da massa corporal durante 4 semanas. Após o sacrifício, foram coletadas amostras de sangue para determinação dos níveis séricos de glicose, AGL, lipídios totais, triglicérides e colesterol total. Amostras do tecido hepático e muscular foram coletados para determinação das concentrações de triglicérides e glicogênio. As concentrações de glicose e colesterol séricos não apresentaram diferenças entre os grupos, enquanto o AGL (GC: 604,9 e GT: 455 uEq. L-1) e TG (GS: 101,3 GT: 61,5 mg.dL-1) foram significantemente reduzidos pelo treinamento físico. Não houve diferença significante nas concentrações de triglicérides e glicogênio no fígado e no sóleo entre os grupos estudados. Conclui-se que dentre as variáveis estudadas, somente os níveis séricos de TG e AGL foram significantemente reduzidos em função do período de quatro semanas de treinamento físico intenso. Entretanto, os estoques de substratos teciduais (iMTG e glicogênio), não se alteraram significativamente durante o período treinamento.

Endereço: http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/issue/view/61

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.