Efeito do Treinamento com Pesos Sobre a Flexibilidade de Homens de Meia-idade

Por: Claudinei Ferreira dos Santos, Cleiton Augusto Libardi, Felipe Cassaro Vechin, Felipe Romano Damas Nogueira, Mara Patrícia Traína Chacon-Mikahil, Thiago Gaudense Costa e Vera Aparecida Madruga Forti.

Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - v.16 - n.4 - 2011

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo teve como objetivo investigar o efeito de 12 semanas de treinamento com pesos (TP) na flexibilidade de homens de meia-idade. Possivelmente, indivíduos na meia-idade sedentários apresentem melhoras na flexibilidade somente com a realização de TP. Foram selecionados 16 indivíduos de meia-idade (48,8 ± 5,0 anos) divididos aleatoriamente em dois grupos: grupo controle (GC, n=8) e grupo treinamento (GT, n=8). O GT realizou TP duas vezes por semana, em dias não consecutivos (3 séries de 15 repetições, 1 minuto de pausa). A flexibilidade de ombro, tronco, quadril e joelhos foram aferidas bilateralmente (com exceção do tronco) antes e após o período experimental. Não foi verificado efeito do tempo para nenhuma das variáveis analisadas (p>0,05). O TP de baixa intensidade não reduza flexibilidade de homens de meia-idade.

Endereço: http://www.sbafs.org.br/_artigos/480.pdf

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.