Efeito do Treinamento Físico Aeróbio nas Respostas Cardiovasculares de Ratos Hipertensos Tratados com Betabloqueador ou Inibidor Direto da Renina

Por: Karla Fabiana Goessler.

2012 27/02/2012

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Resumo

A hipertensão arterial é considerada como um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Os betabloqueadores e o inibidor direto da renina (IDR) são uma alternativa de tratamento, por reduzir os valores da pressão arterial (PA) de repouso, assim como a prática regular de exercício físico. Os objetivos do estudo foram: 1) Determinar um protocolo de hipertensão, com bloqueio do óxido nítrico, e um protocolo de treinamento; 2) Verificar o comportamento da pressão arterial sistólica (PAS), pressão arterial diastólica (PAD), pressão arterial média (PAM), frequência cardíaca (FC) e morfologia cardíaca em animais hipertensos e normotensos, sedentários e treinados tratados ou não com betabloqueador; 3) Verificar o comportamento da PAS, PAD, PAM, FC e morfologia cardíaca em animais hipertensos e normotensos, sedentários e treinados tratados ou não com IDR; 4) Comparar as repostas de PAS, PAD, PAM e FC entre os tratamentos. Foram utilizados 113 ratos Wistar, tratados com: L-NAME (20mg/kg) ou salina, Nebivolol (8mg/kg) ou salina, Alisquireno (10mg/kg) ou salina. Paralelo ao tratamento, foi conduzido o treinamento físico, de natação. Ambas as intervenções tiveram duração de 4 semanas. A anova de duas entradas mostrou redução significativa na PAM e PAD para os animais hipertensos treinados comparado aos sedentários e também redução na FC de repouso em animais normotensos. O tratamento com nebivolol isolado também reduziu a PAM e a PAS, mas associado ao treinamento não promoveu reduções adicionais. O tratamento com IDR não reduziu a PA de animais hipertensos. Não houve diferença entre os tratamentos para os valores de PA, porém, a FC foi menor nos grupos tratados com betabloqueador. Ambos os tratamentos responderam de forma semelhante e o treinamento físico foi mais eficiente em reduzir os valores de PA.

Endereço: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000174297

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