Resumo

O alcoolismo crônico provoca alterações nos tecidos pulmonares caracterizadas por edema pulmonar e formação de extenso infiltrado inflamatório. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do exercício físico sobre as lesões pulmonares provocadas por ingestão crônica de álcool em ratos Wistar. 
MATERIAL E MÉTODOS: Trinta e dois ratos Wistar machos (261,1 ± 1,3 gramas) receberam aguardente de cana-de-açúcar diluída (30%, v/v, grupo alcoolizado) ou água potável (grupo controle) durante 120 dias. Após este período, cinco animais de cada grupo foram sacrificados. Os demais animais receberam apenas água potável até o final do experimento e foram divididos em quatro grupos: alcoolizados sedentários (AS), controle sedentários (CS), alcoolizados treinados (AT) e controles treinados (CT). Os animais AT e CT foram submetidos a protocolo de natação, aumentando gradativamente o tempo de exercício até 20 minutos por dia, cinco vezes por semana, durante um período total de cinco semanas. Neste mesmo período, os animais AS e CS foram mantidos em sedentarismo. 
RESULTADOS: Após o período de ingestão alcoólica, os animais do grupo alcoolizado apresentaram redução de peso (P < 0,05) e aumento da massa relativa do pulmão (P < 0,05). O pulmão do grupo alcoolizado apresentou edema pulmonar e extenso infiltrado inflamatório. Os animais dos grupos CS e CT não apresentaram diferenças morfológicas. Os animais do grupo AT apresentaram aumento do quadro de edema pulmonar e do número de macrófagos pigmentados em relação ao grupo AC (P < 0,05). 
CONCLUSÃO: O exercício físico pode acentuar o processo inflamatório pulmonar quando aplicado em animais com lesão pulmonar inflamatória provocada pelo consumo crônico de álcool.

Acessar Arquivo