Efeito do Treinamento Resistido na Função Autônomica Cardíaca, nos Parâmetros Bioquímicos e Antropométricos de Pessoas Vivendo com Hiv/aids

Por: Jason Azevedo de Medeiros.

2014 21/02/2014

Send to Kindle


Resumo

Introdução: A terapia antirretroviral altamente ativa (HAART) aumentou a expectativa de vida das pessoas vivendo com HIV/AIDS (PVHIV). O uso prolongado da HAART provoca implicações metabólicas e influencia na redistribuição de gordura corporal e aumento do índice de doenças cardiovasculares. Objetivo: Avaliar o efeito do treinamento resistido na variabilidade da frequência cardíaca, nos parâmetros bioquímicos e somatótipo de PVHIV. Métodos: participaram do estudo 8 homens sedentários, com idade acima de 25 anos vivendo com HIV/AIDS sob uso de HAART. Foram submetidos a uma intervenção de 8 semanas com treinamento resistido e controlados por aconselhamento dietético. Foram avaliados a variabilidade da frequência cardíaca; parâmetros bioquímicos e a somatotipia, de forma pareada, antes a após a intervenção. Após a constatação da não normalidade dos dados pelo teste de Shapiro-Wilk, foi realizado o teste U de Mann-Whitney para comparar as variáveis pré e pós intervenção, sendo que para o somatotipo utilizou-se a distância de dispersão dos somatotipos (DDS) e Distância espacial dos somatotipos (DES). Também foi verificada a relação dos dados pela correlação de Spearmam. Para todas as variáveis foi adotado um valor de p<0,05 e DDS≥2 e DES≥1. Resultados: As variáveis investigadas não apresentaram diferenças significativas quando comparadas pré e pós intervenção e quando correlacionadas com a tonelagem relativa, pré e pós intervenção, porém apresentaram uma alta variância amostral. Foi encontrado para o DDS diferenças em 4 sujeitos e para o DES em apenas 1. Conclusão: O treinamento resistido de 8 semanas não interferiu significativamente na função autonômica cardíaca e parâmetros bioquímicos de PVHIV. Porém foram identificadas mudanças nos somatotipos, com predominância da mesomorifa. Uma alta variância nas amostras de cada sujeito, pode ser explicada pelas influencias das diferentes combinações e tempo de uso da HAART; tempo da infecção do HIV; idade e estilo de vida adotado.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.