Efeito do Treinamento Resistido Sobre Parâmetros Cardiovasculares e Hemodinâmicos de Adultos Normotensos e Hipertensos Controlados

Por: Luciana Caye Griebeler, Marcelo Brum Xavier, Maria Joana Soldatelli e Temístocles Vicente Barros.

XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

Analisar o efeito de 48 semanas de treinamento resistido (TR) sobre o diâmetro diastólico (DDVE) e sistólico (DSVE) e a massa do ventrículo esquerdo (MVE), fração de ejeção (FE) e parâmetros hemodinâmicos de indivíduos hipertensos controlados e normotensos com idade média de 53 anos. Métodos: 15 indivíduos foram separados em grupo hipertenso GH (n=8) e grupo normotenso GN (n=7). Ambos os grupos realizaram TR, por um período de 48 semanas. Foram avaliados os parâmetros antropométricos, hemodinâmicos e ecocardiograma de repouso antes e após o período de TR. Resultados: Os parâmetros cardiovasculares DDVE e DSVE, MVE e a FE de ambos os grupos, estão de acordo com os valores de referência. A MVE e a FE do GH apresentaram reduções favoráveis do pré para o pós-teste.

Endereço: http://cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/conbrace2013/5conice/paper/view/4851

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.