Efeito de Três Ações de Café da Manhã Sobre a Glicose Sangüínea Durante Um Exercício de Baixa Intensidade Realizado em Esteira Rolante

Por: e Paula Guedes Cocate.

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.9 - n.1 - 2007

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar a resposta da glicose sangüínea (GS) ao longo de uma atividade de baixa intensidade, precedida pelo consumo de diferentes tipos de café da manhã (CM). Foram avaliados 15 estudantes Educação Física, do gênero masculino com idade média de 22,7 ± 2 anos. Os avaliados realizaram, em dias diferenciados, três ações de CM (CM0: jejum; CM1: biscoito, suco, maçã, barra de cereal; ou CM2: 400mL de bebida carboidratada) 60 minutos antes de um trote/caminhada a 50 – 60% da FC máxima calculada com duração de uma hora. A mensuração da GS ocorreu 60 e 30 minutos antes da atividade e durante intervalos de 20 minutos no exercício. Foram também monitorizadas a FC, pressão arterial (PA) e IPE. O tratamento estatístico correspondeu à ANOVA associada ao teste de Tukey, para determinar a existência de diferenças tanto no efeito tempo como entre as ações de CM, com nível de signifi cância de P < 0,05. Os resultados indicaram ausência de diferença na resposta da FC, PA e IPE entre os três procedimentos. A GS apresentou diferença estatística entre o CM1 e o CM2 no período imediatamente antes do exercício, porém sem diferenças durante o exercício para os três tratamentos. Quanto ao comportamento temporal, a GS aos 30 minutos pré-exercício, para CM1 e CM2, foi signifi cativamente mais elevada, comparada às demais parciais. Conclui-se que o jejum ou o consumo energético proposto neste estudo, uma hora antes do trabalho físico, não provocam alterações nas respostas fi siológicas da FC, IPE, PA e GS durante a atividade.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/4035

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.