Efeito de Um Programa de Exercício Físico Aeróbio na Composição Corporal, Perfil Lipídico e Capacidade Aeróbia em Adolescentes com Excesso de Peso

Por: Diego Augusto Santos Silva.

2010 25/02/2010

Send to Kindle


Resumo

O excesso de peso corporal entre os adolescentes, nas formas de sobrepeso e obesidade, vem aumentando nos países em desenvolvimento, o que acarreta preocupações aos órgãos de saúde, devido aos agravos e riscos provocados por essas condições. Associado ao excesso de peso, as alterações no perfil lipídico aumenta o risco de mortalidade na vida adulta. Uma das recomendações para diminuição do excesso de peso e dos fatores de risco associados é a prática de exercícios físicos aeróbios regulares, pois o aprimoramento da capacidade aeróbia resulta em alterações na composição corporal e no perfil lipídico. Assim, este estudo desenvolvido com adolescentes que apresentam excesso de peso teve como objetivos verificar o efeito de um programa de exercício físico nas seguintes variáveis: a) composição corporal; b) perfil lipídico; c) capacidade aeróbia. Este estudo experimental de delineamento de grupos randomizados com testes pré e pós-tratamento foi formado por adolescentes com excesso de peso, divididos aleatoriamente em grupos experimental - GE (n=9) e controle - GC (n=5). A intervenção teve duração de 12 semanas, na qual o GE realizou exercício aeróbio três vezes semanais, em cicloergômetro, com intensidades individuais referentes ao limiar de lactato (LL) e ao Onset of Blood Lactate Accumulation (OBLA), tendo a cada duas semanas um incremento de 10% na carga do ergômetro. Após o período de intervenção, diferentemente do GC, o GE teve uma melhora nas seguintes variáveis: a) composição corporal, diminuição da dobra cutânea tricipital (14,0%), percentual de gordura corporal (4,2%), massa de gordura (4,2%) e aumento da massa livre de gordura (1,7%); b) perfil lipídico, aumentando o HDL - colesterol (10,6%); c) capacidade aeróbia, aumento nas cargas do ergômetro referentes ao LL (33,3%) e OBLA (14,2%), além de se atingir o LL com uma freqüência cardíaca superior ao período inicial. O programa de exercício físico aeróbio em cicloergômetro, destinado aos adolescentes com excesso de peso, tendo uma intensidade elevada, prescrita com indicadores da resposta de lactato sanguíneo, provocou alterações positivas na composição corporal, perfil lipídico e capacidade aeróbia nos adolescentes que participaram do treinamento. Estes achados indicam, supostamente, que adolescentes com excesso de peso, inseridos em programas de exercício físico de intensidade elevada, podem diminuir o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares na idade adulta.

Endereço: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94531

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.