Efeito de Um Programa de Exercício Físico na Capacidade Funcional de Mulheres Acima de 50 Anos.

Por: Daniela Camargo de Toledo Piza.

III Congresso de Ciência do Desporto

Send to Kindle


INTRODUÇÃO: O aumento da idade cronológica é entendido por um processo múltiplo e complexo de continuidades e mudanças ao logo da vida, com redução capacidade funcional e reorganização estrutural. Há inúmeras alterações funcionais em praticamente todos os sistemas do organismo. Mas a atividade física regular pode funcionar como um componente essencial para a manutenção ou melhoria das funções do organismo. Apesar do grande número de pesquisas que relacionam os benefícios da atividade física, e da crescente divulgação desses benefícios, ainda é alta a prevalência da inatividade física na população.

OBJETIVO: Verificar a influência de um programa de exercício físico nos componentes da capacidade funcional (resistência muscular localizada, capacidade aeróbia) em mulheres acima de 50 anos sedentárias.

 METODOLOGIA: Participaram do programa 9 mulheres com idade média de 52,8 ± 2,4 anos. O programa de exercício físico, realizado na Faculdade de Educação Física da UNICAMP, consistia em atividades de alongamento, ginástica com pesos, exercícios aeróbicos e atividades lúdicas, sendo 3 x vezes na semana, pelo período de 4 meses. Elas foram avaliadas pré e pós intervenção pelos testes de: Marcha estacionária de 2 minutos, Flexão de cotovelo por 30 segundos, sentar e levantar por 30 segundo e abdominal por 1 minuto.

 RESULTADOS: Tabela 1. Média e desvio Padrão do número de repetições nas avaliações TESTES PRÉ PÓS p Marcha Estacionária 86,5 ± 25,1 106 ± 32,9 0,009 Sentar e levantar 13,0 ± 1,5 18,2 ± 3,6 0,002 Flexão de Cotovelo 19,1 ± 2,5 24,8 ± 4,1 0,004 Abdominal 20,3 ± 3,5 25,7 ± 1,8 0,001

 CONCLUSÃO: A partir dos resultados é possível concluir que o programa de exercício físico foi benéfico para melhorar os componentes: resistência muscular localizada e capacidade aeróbia em mulheres acima de 50 anos sedentárias.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.