Efeito de Um Programa de Exercício Físico Moderado em Ratos de Diferentes Modelos de Obesidade

Por: Angélica Sbrolini Marques, Dionizia Xavier Scomparin, Paulo Cezar de Freitas Mathias, Rodrigo Mello Gomes, Rosana Torrezan e Wilson Rinaldi.

Revista da Educação Física - UEM - v.23 - n.2 - 2012

Send to Kindle


Resumo

A obesidade afeta uma parcela crescente da população mundial, acompanhada de distúrbios como a hipertensão e o diabetes tipo 2. Diversos modelos experimentais de obesidade foram criados para melhor entendê-la. Adicionalmente, o efeito do exercício físico na atenuação da obesidade vem sendo estudado. O objetivo do presente estudo foi avaliar o efeito de um programa de exercício físico moderado sobre a obesidade em três modelos experimentais: ninhada reduzida (NR), L-glutamato monosódico (MSG) e dieta hiperlipídica (DHL). Os ratos programados para a obesidade apresentaram diferenças significativas no peso corporal, no índice de Lee, no consumo de ração, na gordura corporal e na tolerância à glicose, se comparados ao grupo dos magros. O exercício físico foi capaz de impedir a instalação da obesidade e a deterioração do controle glicêmico. Os resultados sugerem que o treinamento físico moderado iniciado precocemente pode ser usado como prevenção ao desenvolvimento da obesidade e da síndrome metabólica.

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/13242/9663

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.