Efeito de Um Programa de Treinamento Resistido Sobre a Composição Corporal e na Força Muscular de Crianças Pré-púberes com Obesidade

Por: Antonio Carlos Brandão, Dorotéia Rossi Silva Souza, Eduardo Oliveira de Souza, Greiciane Silva Florim, Kazuo Kawano Nagamine, Marcela Augusta Pinhel e Marcelo Porto.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.21 - n.4 - 2013

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo avaliou o efeito de um programa de treinamento resistido (TR) sobre a força muscular e a composição corporal de crianças com obesidade. Nove crianças do sexo masculino, com idade de 10,2 ± 0,8 anos e classificadas no estágio 1 da escala de Tanner, foram submetidas a três sessões semanais de TR, durante 10 semanas com intensidade relativa de treinamento entre 45-65% de uma repetição máxima (1RM). Foram realizadas avaliações da força muscular por meio do teste de 10RM e da composição corporal por meio dos métodos de dobras cutâneas e ultrassonografia pré e pós-programa de TR. A força muscular demonstrou aumento médio de 40,25% (p=0,002), com o maior efeito observado no exercício panturrilha na máquina 95% (p=0,001), o menor efeito (11%) foi detectado no exercício tríceps pulley (p=0,05). Houve uma redução de 11% e 6,15% nas dobras cutâneas tricipital e subescapular (p=0,02) e (p=0,03), respectivamente. Nossos dados demonstram que o TR foi efetivo na indução de alterações positivas da composição corporal, como a redução da adiposidade e também o aumento da força muscular em crianças pré-púberes com obesidade.

Endereço: http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/4122

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.