Efeito de Um Treinamento de Fnp Sobre Variáveis Biomecânicas em Idosos Caidores

Por: Marcelo Pinto Pereira.

2008 18/12/2008

Send to Kindle


Resumo

O principal objetivo dessa Dissertação foi avaliar o desempenho em contrações isométricas de flexo-extensão do joelho e o padrão da marcha em indivíduos idosos com potencial para sofrerem quedas e avaliar o efeito de um treinamento sobre essas variaveis. Quinze mulheres (71,67+6,60 anos), caidoras, as quais foram divididas aleatoriamente em dois grupos (Grupo Treino – GT; e Grupo Controle – GC) realizaram testes antes e após um período de treinamento de 10 semanas de Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (FNP): i) Aplicação da Escala de Equilíbrio de Berg (EEB), contrações isométricas voluntárias máximas de flexão e extensão do joelho; ii) marcha por vinte minutos na velocidade de preferência; iii) analise da marcha a 2km/h, 3km/h, 4km/h e na velocidade de preferência. Nos testes de contração máxima a Taxa de Desenvolvimento de Força (TDF) e força máxima foram obtidas. O registro eletromiografico (EMG) de Root Mean Square (RMS), freqüência mediana (FM) e Indice de Co-ativação (IC) entre músculos vasto-lateral (VL), vasto-medial (VM), reto-femoral e bíceps femoral (BF) foram determinados. Durante o teste de marcha por 20 minutos foram adquiridos os registros EMG dos VL, RF, VM, BF, tibial anterior (TA), fibular longo (FB), gastrocnêmio medial (GM) e gastrocnêmio lateral (GL) em três diferentes períodos do protocolo (no inicio, no meio e no final do protocolo). Ainda, esses registros foram obtidos em quatro diferentes fases da marcha: pré-contato do calcâneo no solo (Pré), durante o toque do mesmo (Toque), durante a retirada dos dedos (Retirada) e durante todo o ciclo da marcha (Ciclo).

Endereço: http://www.athena.biblioteca.unesp.br/F/YU3EB8CYD7M1M29UEEYDK5466U1J8R2S42UV6GQ5AQ6KYM72MP-47049?func=full-set-set&set_number=020981&set_entry=000149&format=999

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.