Efeitos do Andamento Musical Sobre a Frequencia Cardiaca em Praticantes de Ginastica Aerobica com Diferentes Niveis de Aptidão Cardiorrespiratoria

Por: Artur Guerrini Monteiro.

1998 15/12/1998

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo teve como objetivo contribuir com o estabelecimento de padrões de referência que possibilitem organizar cientificamente a aplicação e controle da intensidade nas sessões de ginástica aeróbica, examinando as alterações agudas da freqüência cardíaca decorrentes de três diferentes andamentos musicais (Lento, Moderado e Rápido) em praticantes do sexo feminino com três níveis de aptidão cardiorrespiratória (Baixa, Média e Alta). A população foi composta por 37 indivíduos do sexo feminino, estudantes do curso de Educação Física, com idades variando entre 18 e 25 anos. Os indivíduos foram submetidos a uma avaliação inicial (antropometria e 'VO IND. 2max') e, posteriormente, avaliados em sessões de ginástica aeróbica mediante a verificação da freqüência cardíaca. A média e desvio padrão para a idade (anos), peso corporal (Kg) e estatura (cm) foi de 22,03 'MAIS OU MENOS' 3,96; 55,73 'MAIS OU MENOS' 7,70 e 161,33 'MAIS OU MENOS' 1,77 respectivamente. As participantes foram também subdivididas em grupos iniciantes, intermediários e avançados, de acordo com o nível de aptidão cardiorrespiratório.[...]. Os resultados demonstraram que, utilizando a ginástica aeróbica de baixo impacto, indivíduos com diferentes níveis de aptidão apresentaram respostas cardiovasculares diferenciadas em termos de freqüência cardíaca. Os andamentos lento e moderado apresentaram-se como uma variável de controle de intensidade insuficiente para causar adaptações nos níveis médio e alto de aptidão, podendo causar adaptação apenas no grupo com baixa aptidão cardiorrespiratória. No andamento rápido, a intensidade ultrapassou as recomendações sugeridas pela literatura para baixos níveis de aptidão, e para os níveis médio e alto foi insuficiente para causar adaptações. Conclui-se, então, que o andamento musical deve ser selecionado e ajustado para a prática da ginástica aeróbica mediante o comportamento da freqüência cardíaca para os diferentes níveis de aptidão. ... Observação: O resumo, na íntegra, poderá ser visualizado no texto completo da tese digital.
 

Endereço: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000189274&opt=1

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.