Efeitos da Aplicação da Epap (expiratory Positive Airway Pressure) Sobre a Tolerância Ao Esforço em Pacientes Portadores de Insuficiência Cardíaca

Por: Amberson Vieira de Assis, Christiani Decker Batista Bonin, Clarissa Borguezan Daros, Claudia Thofehrni, Magnus Benetti, Mario Sérgio Soares de Azeredo Coutinho e Renata Moraes de Lima.

Revista Brasileira de Medicina do Esporte - v.19 - n.2 - 2013

Send to Kindle


Resumo

INTRODUÇÃO: Novas abordagens terapêuticas que objetivam melhorar a sensação de dispneia e fadiga em pacientes com insuficiência cardíaca, como a aplicação de pressão positiva expiratória nas vias aéreas (EPAP), podem ser aplicadas na tentativa de melhorar a capacidade funcional e a qualidade de vida. 
OBJETIVO: Avaliar os efeitos da utilização da EPAP ( Expiratory Positive Airway Pressure) durante o esforço em indivíduos portadores de IC classe funcional II e III (NYHA). 
MÉTODOS: Dos 390 pacientes, foram selecionados 28 com FEVE < 40%. O Teste de Caminhada de seis minutos (TC6') foi realizado três vezes: o primeiro para a familiarização, um com a máscara e o outro sem a máscara de EPAP, sendo válido os dois últimos. A comparação entre os dados obtidos foi realizada por meio de teste t deStudent pareado ou teste de Wilcoxon, conforme a normalidade dos dados. 
RESULTADOS: a percepção de esforço foi maior após a caminhada com a utilização da máscara quando comparado na ausência da máscara. Houve elevação significativa na saturação de oxigênio quando os pacientes estavam usando a máscara de EPAP. 
CONCLUSÃO: O uso da máscara de EPAP aumenta a percepção de esforço e o trabalho ventilatório, porém, não aumentou a distância percorrida no TC6, sendo sua aplicabilidade questionável em programas de reabilitação cardiovascular.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922013000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.