Efeitos da Aptidão Cardiorrespiratória e de Um Exercício Físico Exaustivo na Concentração Plasmática Pós-prandial de Triglicérides e Colesterol Total

Por: Rodrigo Ferreira de Moura.

Revista da Educação Física - UEM - v.19 - n.4 - 2008

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar os efeitos da aptidão cardiorrespiratória e de uma sessão de exercício físico exaustivo, na concentração plasmática pós-prandial de triglicérides (TG) e colesterol total (CT). Participaram do estudo 15 mulheres e 12 homens (23 ± 2,3 anos) não atletas, agrupados segundo o nível de aptidão cardiorrespiratória, determinado através de teste de campo progressivo e exaustivo. As concentrações de TG e CT foram avaliadas duas horas após o almoço em duas diferentes condições, a) sem exercício; e b) com execução de um exercício exaustivo previamente ao almoço, realizadas com uma semana de intervalo. Anova two way para medidas repetidas não revelou diferenças para as concentrações de TG e CT a despeito do exercício físico. O nível de aptidão cardiorrespiratória associado a uma sessão de exercício físico exaustivo de curta duração não promoveu alterações na lipemia pós-prandial.

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/1997/3778

Tags: Nenhuma cadastrada :(

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.