Efeitos da Atividade Física Sistemática Sobre o Desempenho Motor de Crianças Pré-escolares

Por: Maicon Felipe Pereira Pontes, Míriam Stock Palma e Vinícius Arnaboldi Camargo.

Revista da Educação Física - UEM - v.23 - n.3 - 2012

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Resumo

O objetivo desta investigação foi avaliar e comparar o desempenho motor de pré-escolares praticantes e não praticantes de atividade física sistemática. Participaram do estudo 88 crianças (52 praticantes e 36 não praticantes), com idades entre 4 e 6 anos, matriculadas em turmas de Jardim de Infância de cinco escolas de Porto Alegre/RS. Foi aplicado um questionário para verificar o nível de atividade física das crianças; e, para a análise do seu desempenho motor, foi utilizado o Test of Gross Motor Development – Second Edition (TGMD-2), de Ulrich (2000). Os resultados evidenciaram que, embora ambos os grupos tenham exibido desempenho motor abaixo do esperado para a sua idade, os praticantes apresentaram desempenho superior ao de não praticantes em habilidades locomotoras, de controle de objetos e no coeficiente motor amplo.

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/14306/10463

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