Efeitos da Atividade Física Sobre os Níveis de Colesterol Total, Glicose e Triglicerídeos: Uma Avaliação Econômica do Programa Eu Sou Ativo

Por: Paulo Henrique Sales Nunes.

2013 07/02/2013

Send to Kindle


Resumo

Esta dissertação tem como objetivo fazer uma Avaliação Econômica do Programa Eu Sou Ativo que tem como público alvo servidores da Secretaria da Fazenda e colaboradores das entidades CAFAZ, AAFEC, SINTAF, UFFEC e AUDITECE acima de 40 anos de idade, estando ele em atividade ou já aposentado. O referido programa atua de forma preventiva e o foco consiste no acompanhamento da atividade física na academia com o educador físico, orientador nutricional e psicólogo, bem como atividades de fisioterapia dos beneficiários. Assim, estima-se o impacto (os efeitos) da atividade física sobre os níveis de colesterol, glicose e triglicerídeos das pessoas que participam do programa (tratadas) e de não participantes (controle) durante o interstício de 2009 a 2011, por meio do modelo de diferenças em diferenças. De acordo com os resultados, verifica-se que o nível de colesterol dos participantes do Programa é 27,73 mg/dl menor, em média, do que os dos não participantes. Ou seja, o programa alcança um de seus objetivos ao reduzir o nível de colesterol, uma vez que quanto maior o risco de acidente cardiovascular, menor deverá ser o colesterol. Como doenças cardíacas reduzem a expectativa de vida e o Programa tende a reduzir o nível de colesterol total dos seus praticantes, pode-se concluir que o programa gera aumento de bem-estar. A partir da avalição de impacto, ainda se estimou o retorno econômico para verificar a relação custo beneficio do Programa Eu sou Ativo e, a partir do VPL de R$ 605.551,70 e da TIR de 10,71% pode-se dizer que os benefícios extrapolam os custos e, portanto, a avaliação econômica do Programa é positiva.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.